terça-feira, 26 de março de 2013

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO CAPSII



O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II) atua na rede de cuidados para garantir a atenção em Saúde Mental sem a necessidade de internação do portador de transtorno mental em Hospitais Psiquiátricos. Visando soluções para que o paciente possa melhorar e ter condições de viver bem, trabalhar e exercer sua cidadania.
O acesso ao CAPS II acontece quando a equipe formada por médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais mediante a necessidade realiza visitas domiciliares ou quando o paciente comparece ou é encaminhado, pelo Posto de Saúde da Família mais próximo de sua residência, ao CAPS II que fica na Rua Dr. Djalma Raposo Nº 114, Cidade Nova – Goiana/PE no horário das 08h às 17h.

segunda-feira, 25 de março de 2013

CTA EM NOVO ENDEREÇO

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que ficava na Rua do Jiló Nº140 – Centro, agora é no Loteamento Chaves Nº484 – Cidade Nova, próximo ao Colégio Benigno Araújo. O Centro conta com uma equipe de saúde (Técnico de Enfermagem, Biomédico, Assistente Social e Psicóloga) que realiza exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C com resultados que saem até em 30 minutos, além de distribuírem preservativos.Segundo a gerente administrativa Milena a  grande vantagem da mudança de local se reflete na insfraestrutura, "No prédio anterior havia apenas um banheiro para os funcionários, hoje contamos com dois banheiros" completou. O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h.

sexta-feira, 22 de março de 2013

ÁGUA, FONTE DE SAÚDE


Nesta sexta-feira (22)  Dia Mundial da Água, o Blog Saúde Goiana PE trás sete dicas sobre a importância de ingerir esse recurso natural e tão importante para o ser humano, principalmente nas questões que envolvem a saúde.

1.Muitas pessoas confundem as sensações de sede e fome. Por isso, a dica é beber um copo de água antes de comer. Com essa sensação aliviada, a pessoa ingere uma quantidade menor de comida durante as refeições e isso ajuda a manter – e até perder – peso. O ideal é optar pela água gelada, já que, para ser absorvida, ela exige que o organismo a aqueça, gastando calorias.

2.No intestino, a água é fundamental para hidratar as fibras dos alimentos ingeridos, formando um gel que aumenta o volume do bolo fecal. Isso regulariza o funcionamento do intestino e ajuda para que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade. A falta de líquidos leva à prisão de ventre. As fezes acumuladas no corpo liberam radicais livres, que minam o sistema imunológico. 

3.A água é responsável por levar nutrientes até a pele e diluir as toxinas que devem ser eliminadas com a urina e o suor. Sem água suficiente, a pele fica sem os benefícios dos sais minerais e vitaminas ingeridos e as toxinas se acumulam, deixando-a seca, flácida, quebradiça e com menos brilho.

4.Os olhos são compostos, em grande parte, por água. Sem ela, o globo ocular fica desidratado e tem sinais de ressecamento. Com a quantidade e a qualidade adequadas das lágrimas, os olhos ficam mais protegidos no caso de contato com bactérias, ciscos e vírus, evitando lesões, infecções e inflamações, inclusive conjuntivite.

5.Por deixar o sangue mais fluido, a água ajuda no transporte dos nutrientes até os tecidos e facilita a absorção de vitaminas e sais minerais nas células. As vitaminas C e do complexo B, por exemplo, são hidrossolúveis – absorvidas a partir do contato com a água. Sem ela, esses nutrientes não são sintetizados adequadamente e o organismo pode sofrer com a falta de vitaminas.

6.Sem a quantidade suficiente de água, o sangue fica denso e viscoso, o que dificulta o trabalho de filtragem dos rins. Com isso, o processo de limpeza do sangue fica comprometido, o organismo não consegue eliminar as toxinas necessárias, que se acumulam e os rins ficam sobrecarregados, facilitando o aparecimento de infecções urinárias e pedras e cálculos renais.

7.Pessoas que tomam poucos líquidos produzem menos saliva, o que deixa a boca ressecada e dificulta a mastigação e a deglutição, comprometendo a digestão. A água ainda ajuda a conservar a saúde bucal e diminui o risco de aparecimento de cáries.

Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/saude/

quarta-feira, 20 de março de 2013

AVISO

A Campanha de Busca Ativa de Henseníase e Verminoses que seria realizada na próxima sexta (22) na Escola Municipal Heroínas de Tejucupapo será nesta quinta (21) pois a mesma funcionará apenas no período da manhã na sexta e é grande a demanda de estudantes a serem avaliados.

COBERTURA CAMPANHA DE BUSCA ATIVA DE HANSENÍASE E VERMINOSES - GAMBÁ E TEJUCUPAPO

Na manhã desta quarta (20) a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) Maria Goreti e o componente da Atenção Primária de Saúde de Goiana Ricardo Barbosa estiveram visitando as escolas em que a Campanha de Busca Ativa de Hanseníase e Verminose estava programada para acontecer. 
Na Escola Municipal Capela de São Sebastião que fica no Sítio Gambá, eles encontraram o médico Bruno Rangel e a Enfermeira Lídia Castro fazendo a avaliação dos alunos. Já na Escola Municipal Presidente Costa e Silva localizada em Tejucupapo a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou nas dez salas de aula, uma pequena explicação em torno das doenças e a enfermeira Lidinalva ficou responsável pela avaliação nos alunos. 

Veja as fotos:

Enfermeira Lindinalva avalia os alunos - Escola Municipal Capela de São Sebastião

Os alunos fazem fila para serem avaliados -Escola Municipal Capela de São Sebastião

Alunos da primeira série esperando a avaliação com o médico - Escola Municipal Capela de São Sebatião




terça-feira, 19 de março de 2013

CAMPANHA DE BUSCA ATIVA DE HANSENÍASE E VERMINOSE EM ESCOLA DE PONTAS DE PEDRA



Nesta terça (19) a Escola Municipal Edith Gadelha localizada no Distrito Pontas de Pedra, recebeu a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, para ser realizada com os alunos a Campanha de Busca Ativa de Hanseníase e Verminoses. 


A equipe formada pela veterinária Silva Carla, pela fisioterapeuta Juliana Moura e pela fonoaudióloga Simone Balbino  (foto acima da esquerda para direita / de pé) , foi em cada sala da escola, e além de fazer uma pequena encenação - composta de apenas três personagens, onde a trama se inicia quando Dona Maria mãe de Verinha, uma criança que aparenta estar com verme, por não querer almoçar e estar com dor na barriga, recebe da Agente Comunitária de Saúde dicas de como tratar o caso - explicou  com muitos exemplos o que é Hanseníase e Verminoses, como se contrai essas doenças, seus sintomas e formas de tratamento. Em seguida os alunos de cada turma se dirigiram a uma sala onde foram examinados pela enfermeira Natália. A aluna Wedislayne de nove anos (foto acima / sentada) disse nunca ter visto uma ação dessas antes "é muito importante, além de estar cuidando da saúde, sinto que alguém está preocupado comigo" completou. Os principais cuidados abordados para evitar a contaminação são: lavar as mãos antes e após as refeições, não andar descalço e lavar bem frutas e verduras. A ação vai até a próxima sexta (22), confira na nossa página de Eventos as escolas municipais que serão visitadas e os dias das visitas.

Veja outras fotos:








CAMPANHA DE BUSCA ATIVA DE HANSENÍASE E VERMINIOSES A TODO VAPOR!

 
A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Goiana está visitando as escolas públicas em prol da Campanha de Combate a Hanseníase e Verminoses, lançada ontem (18) pelo Ministério da Saúde em todo Brasil. A ação conta com o preenchimento de uma ficha contendo cinco perguntas a respeito de manchas no corpo e pela análise realizada em cada aluno por um profissional da saúde. A campanha segue até sexta (22) e em Goiana 34 escolas serão visitadas e 7.253 alunos avaliados.Veja abaixo a lista com o nome das escolas municipais e o dia da visita:

18/03 - SEGUNDA

Tarsila Coutinho Amaral
Manoel Borba
Professor Belisana Pinto de Abreu de Araújo
Diogo Dias Bom Jesus
Professor Cynira Florianna dos Prazeres
Irmã Marie Armelle Falguiéres
João Gonçalves de Azevedo
Clóvis Fontenelle Gambá
Francisco Nicolau da Silva
Professora Lizete Maria de Souza Rodrigues
Adelia Carneiro Pedrosa

19/03 - TERÇA

IV Centenário
Zilma Ginir Baracho
Santo Antônio de Pádua
Nossa Senhora das Maravilhas
Lizete Maria de Souza
Manoel Major Gadelha
Adelia Carneiro Pedrosa
Lourenço de Albuquerque
Professor Maria Emília Valença 
Edith Gadelha 
Eufrásio Vilarim Carrapicho


20/03 - QUARTA

Professor Angelo Jordão
José Marciel da Silva
Capela São Sebastião
Presisdente Costa e Silva
São Thomaz de Aquino
João Carneiro de Melo

21/03 - QUINTA

Cônego Fernando Passos
Diogo Dias
IV Centenário
Santa Maria Melões
Doutor Araújo Filho
Arcendrino César de Albuquerque
Benigno Araújo

22/03 - SEXTA

Iracema Nogueira Rabelo
Heroína de Tejucupapo
Lourenço de Albuquerque Gadelha
Ludovico Correia

segunda-feira, 18 de março de 2013

FIQUE ATENTO!


A campanha do Ministério da Saúde para combater a hanseníase começou nesta segunda (18) e  vai acontecer entre os 9 milhões de estudantes da rede pública de ensino no Brasil. Os alunos receberão fichas onde devem responder a cinco perguntas a respeito de manchas no corpo. O material será analisado e as crianças com suspeita de hanseníase avaliadas por um médico. Caso confirmada a doença, as mesmas serão medicadas.
Fontes: http://tvjornal.ne10.uol.com.br
           

sexta-feira, 15 de março de 2013

PSF em comemoração ao Dia da Mulher

Festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que aconteceu ontem (14) no Posto de Saúde da Família de Pontas de Pedra. Confira as fotos:





quarta-feira, 13 de março de 2013

AMANHÃ PSF REALIZA EVENTO VOLTADO PARA AS MULHERES

O Dia Internacional da Mulher foi na última sexta-feira (08), mas o Posto de Saúde da Família (PSF) de Pontas de Pedra realizará amanhã (14) a comemoração. O evento organizado pelo Dr. Renato Murad e a pela Dra. Natália contará com café da manhã, teste rápido de hepapatite C, prevenção e orientação sobre saúde bucal, distribuição de brindes além de palestras com os temas: Violência contra mulher, Doenças sexualmente transmissíveis e A importância de realizar a mamografia. A comemoração será das 08h às 12h no próprio PSF de Pontas de Pedra que fica na Avenida Pedrinha Nº09 - Distrito de Pontas de Pedra.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Capacitação do NASF começa com dinâmica divertida


Nesta segunda-feira (11) a coordenação de Atenção Básica de Saúde de Goiana iniciou a capacitação dos componentes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). As atividades começaram com uma dinâmica divertida, aplicada pela coordenadora da Atenção Básica Camila Sabino que dividiu o pessoal em equipes e pediu para que cada componente de cada grupo desenhasse uma parte do corpo humano, depois juntasse e visse o resultado. A finalidade do exercício era para que os presentes entendessem a proposta do trabalho do NASF, que é desenvolver atividades individuais mas pensando coletivamentente para que aja melhor desempenho. A capacitação segue até sexta-feira (15), e segundo o coordenador de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde Nilson Pastor, visa a qualificação dos profissionais.



sexta-feira, 8 de março de 2013

UNIDADES E POSTOS DE SAÚDE DEDICAM O DIA PARA HOMENAGEAR AS MULHERES

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Goiana formada por pessoas da Gerência, Diretoria, Atenção Primária, Ouvidoria e Comunicação registraram na manhã desta sexta-feira (08) as comemorações ao Dia Internacional da Mulher nas Unidades e Postos de Saúde do município.A equipe encontrou café da manhã, como houve no PSF Mutirão, distribuição de brindes que aconteceu no PSF Rua das Quintas e até música ao vivo com o músico Jó Santana no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II), essas  foram algumas das formas encontradas pelos responsáveis das unidades de homenagear suas funcionárias e pacientes. Em nome do Secretário Municipal de Saúde Manases Bernardo, foi deixado em cada unidade uma rosa e um cartão. Veja as fotos de cada unidade de saúde visitada:

Centro de Apoio Psicossocial - CAPS II

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA COZINHEIRA ANA PAULA







PSF RUA DAS QUINTAS

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA SIMONE MACIEL




A Diretora de Atenção a Saúde Especializada em nome do Secretário de Saúde Manases Bernardo  leu a mensagem do cartão para as mulheres

POSTO MÉDICO DENTÁRIO DA NOVA GOIANA

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA CILENE MARIA

PSF MUTIRÃO

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA ELIANE


AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE JERUSA MARIA, THIAGO SOUZA E CARLOS EDUARDO

LEONARDO, CLÁUDIA, ENFERMEIRA CARINA PONTES E GLEYBSON
PSF ESTRADA DE CIMA 

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA TÉCNICA DE ENFERMAGEM IVETE


PSF TRÊS VIÚVAS 

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA GIANE
CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS (CEO)


SAMU

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DE ANA LÍVIA

POLICLÍNICA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA 

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA AUXILIAR ADMINISTRATIVA RAYZA
PSF BALDO DO RIO

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA SIMONE
POSTO BOM TEMPO 

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA GERENTE ADMINISTRATIVA LAUDICÉIA
PSF BARRO VERMELHO

LEMBRANÇA ENTREGUE NAS MÃOS DA ENFERMEIRA ANA CLÁUDIA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE HOMENAGEIA AS MULHERES

As mulheres que compareceram à Secretaria Municipal de Saúde de Goiana nesta sexta-feira (08) foram surpreendidas logo na entrada do prédio. Em nome do Secretário Municipal de Saúde Manases Bernardo, receberam rosas e um cartão como lembrança e comemoração ao seu dia. As homenageadas ainda puderam conferir a decoração montada no interior de toda a secretaria.Veja as fotos: