quarta-feira, 29 de maio de 2013

SAÚDE CONCLUI MAIS UMA OFICINA TEMÁTICA


Visando concluir as doze oficinas de setores agendadas para a construção da IV Conferência Municipal de Saúde a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde dessa quarta-feira (29) mais um encontro com a equipe da atenção especializada.

Na ocasião foram apresentadas e relacionadas a cada setor que fique responsável por desenvolver, as propostas de projetos de melhoria dos serviços da saúde.

Aproveitando o momento, o coordenador do Centro de Especialidade Odontológica de Goiana (CEO) Dr. Caudi Figueiredo apresentou a situação atual do local que ao longo da nova gestão se desenvolveu bastante inclusive na grade profissional, que conta hoje, com pessoal qualificado e capacitado para atender as demandas.

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA UPA-E É APROVADO PELA CÂMARA


Depois de uma mobilização da população na Câmara Municipal de Goiana na noite da última  terça-feira (28), foi aprovado o projeto de construção da UPA especializada no município.
Foi decidido por unanimidade que o município cederá o terreno da área institucional do bairro planejado Northville para construção da unidade que será custeada pelo Estado.

AGENTES DE SAÚDE SÃO CAPACITADOS EM ACUIDADE VISUAL



Para aprimorar a maneira de realizar a técnica da medida da acuidade visual, a equipe da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde capacitou nesta quarta-feira (29) os agentes comunitários de saúde das zonas rural e urbana de Goiana.

A ação objetivou  intensificar o projeto Saúde na Escola. “Através de uma atividade simples os profissionais de saúde podem ajudar vários alunos que tem dificuldade visual” explicou o especialista em Estratégia da Saúde da Família Ricardo Barbosa.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE GOIANA ANALISAM ÍNDICES DO PMAQ



Médicos e enfermeiros das unidades de saúde de Goiana se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) para analisar e discutir os índices do Projeto de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ).

Na ocasião foi apresentado pela gerente de ações estratégicas na saúde Milleudy Layenne o que é o PMAQ e as metas dos indicadores que compõem as equipes de saúde da família. Segundo ela é importante avaliar essas informações para se produzir ações eficazes e produtivas para a população usuária do SUS em Goiana.

ACESSO E ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA É TEMA DE CAPACITAÇÃO



Na manhã desta quarta-feira (29) os gerentes administrativos das unidades de saúde de Goiana foram capacitados em acesso e acolhimento à demanda espontânea pela consultora técnica em saúde Soraya Teixeira.

O intuito da capacitação foi iniciar um processo de melhoria na qualidade dos serviços e ações do sistema da saúde municipal. “Você acolhendo, abre as portas para o acesso” explica Soraya.

Depois dessa capacitação os gerentes irão desenvolver competências para organizar o processo de trabalho nas unidades de saúde ampliando o acolhimento e melhorando o acesso da população aos serviços.

terça-feira, 28 de maio de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS EM ACUIDADE VISUAL

Dando continuidade às ações do Programa Saúde na Escola a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (29) uma capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) da zona urbana de Goiana.

Na ocasião o Especialista em Estratégia da Saúde da Família Ricardo Barbosa ministrará uma palestra com intuito de passar para o ACS o que há de mais atual sobre a técnica da medida da acuidade visual.

Com a capacitação os ACS poderão realizar a avaliação inicial nas escolas da rede pública identificando alunos com distúrbios de refração que necessitem de uso de óculos, o que irá contribuir para promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas visuais.
O evento acontece o dia todo na Faculdade de Formação Dirson Maciel.

Fique sabendo!

A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar a forma e o contorno dos objetos. Alguns dos indicadores de possíveis problemas visuais que devem ser observados são lacrimejamento, principalmente durante ou após assistir televisão, ler ou desenhar, necessidade de afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor, visão embaçada e dores de cabeça.

A forma mais simples de diagnosticar a capacidade da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza símbolos em forma de Letras ou apenas a E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optotipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um numero decimal, que
quantifica quanto à pessoa é capaz de enxergar.

OFICINA DISCUTE ATENDIMENTO DO SETOR DE SAÚDE MENTAL





A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta segunda-feira (27) mais uma oficina interna voltada para a construção de propostas para a IV Conferência Municipal de Saúde. Diretores, coordenadores e gerentes de programas da saúde se reuniram na Escola Técnica Estadual de Goiana para debater ideias de como moldar o sistema de atendimento relacionado à saúde mental.

Segundo o coordenador de Saúde Mental do município Willian Gomes que ministrou a oficina, é nesses momentos de discussões que se criam políticas públicas para assistir a população “É um espaço enriquecedor de onde se tira encaminhamentos para subsidiar a conferência e amadurecer de fato o que se deseja enquanto políticas de assistências” completou Willian.

Divididos em grupos os presentes analisaram e avaliaram as propostas, uma delas, foi a de que os profissionais devem ter visão holística sobre o usuário tratando-o como um todo, mesmo que o indivíduo apresente problemas de saúde mental, pode ser atendido em qualquer outro setor quando apresentar outras complicações clínicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

A próxima oficina está marcada para esta quarta-feira (29) e terá como tema serviços da atenção especializada da saúde.



Fique sabendo!

A rede de saúde mental de Goiana está em processo de expansão e a Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo aos usuários maior disponibilidade de serviços.

Atualmente, todas as quintas-feiras profissionais atendem pacientes de Álcool e outras drogas, incluindo demanda infantil na Policlínica Nossa Senhora da Vitória e nos sábados e domingos das 07h às 19h no prédio do CAPS II, localizado na rua Dr. Djalmo Raposo nº 115, Cidade Nova- Centro vem sendo realizado processo de trabalho em regime de plantão.

PREFEITURA SEGUE NA LUTA CONTRA A ESQUISTOSSOMOSE

A Prefeitura de Goiana por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado (25) mais um dia de medicação contra a esquistossomose na comunidade de Impoeiras, voltado para as pessoas cadastradas no Projeto Sanar de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, do Governo do Estado.

Na ocasião 60 pessoas receberam o medicamento e foram orientadas quanto a doença. Durante toda essa semana a distribuição continuará até que todas as 500 pessoas cadastradas sejam medicadas.

GESTORES DA SAÚDE REPRESENTAM GOIANA NO V CONGRESSO MUNDIAL SOBRE LEISHMANIOSE

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiana participaram do V Congresso Mundial sobre Leishmaniose (WorldLeish5) que aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio de 2013 no Resort Enotel em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Gerentes do Laboratório de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental de Goiana, Camila Mirtes e Márcio Severino, respectivamente, participaram do encontro, um dos eventos mais importantes na área de medicina tropical e que tem como objetivo a troca de experiências, debates de novas ideias e oportunidades de interação para estimular linhas de pesquisas e apoio às pesquisas.

Na ocasião foram discutidas novas estratégias de enfrentamento das leishmanioses (do tipo tegumentar e visceral) e formas de tratamento em animais reservatórios da doença, principalmente cachorros e gatos, e em seres humanos.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Márcio Severino, tudo que foi vivenciado nos três dias de encontros será repassado para profissionais de Goiana através de palestras e capacitações.

Fique sabendo!

A leishmaniose é uma doença crônica de manifestação cutânea ou visceral, comum ao homem a o cão. No homem, sua transmissão é dada através da picada do inseto Lutzomya longipalpis. 
 
O Brasil foi escolhido como sede por ter a maior comunidade científica no estudo desta doença, além de ser o país da América Latina com os maiores números de casos da doença, especialmente com o aumento alarmante no número de focos urbanos da leishmaniose visceral.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

MUSSUMBU CONTA COM PROJETO MAIS SAÚDE


Em mais um dia de atuação do Projeto Mais Saúde, da Prefeitura de Goiana, profissionais de diversas especialidades atenderam nessa quinta-feira (23) os moradores da comunidade do Assentamento Florestan Fernandes, antigo Engenho Mussumbu.

Os serviços foram prestados das 8h às 16h na sede do assentamento local. Dezenas de pessoas compareceram para realizar atividades como aferição de pressão, solicitação do cartão SUS, distribuição de medicamentos, aplicação de vacinas e consulta com médico clinico geral.

A agricultora Maria Lúcia destacou a importância do projeto na localidade. “O dia de hoje é especial para a nossa comunidade, pois o acesso das pessoas que moram aqui à cidade é muito complicado” explicou. “Vou aproveitar e colocar a saúde em dia” acrescentou.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CAMPANHA VOLTADA PARA DOAÇÃO DE SANGUE É REALIZADA EM GOIANA




A doação de sangue é um ato voluntário e de grande importância e pode salvar diversas vidas. Na manhã dessa quarta-feira (22), a secretaria municipal de saúde em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), promoveu na Assembleia de Deus, localizada na Rua das Três Viúvas, a campanha de doação de sangue no município. Durante todo o dia 103 pessoas compareceram ao local para fazer a doação.

PROJETO MAIS SAÚDE CONTEMPLA O BAIRRO DA BELA VISTA




O Projeto Mais Saúde da Prefeitura de Goiana contemplou na última terça-feira (21) o bairro da Bela Vista. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde da comunidade e contou com a atuação de profissionais de diversas áreas. Clínica geral, odontologia, pediatria e psicologia foram algumas das especialidades oferecidas pelo projeto à população daquela localidade.

As gestantes receberam uma atenção especial. Elas puderam realizar consultas de pré-natal e participar de palestras sobre amamentação e cuidados durante a gravidez. A dona de casa Jessica Batista classificou o projeto como ”muito importante”  pois possibilitou a atualização do calendário de vacina do filho Alex, de três meses de vida. “Estávamos carentes de atendimento médico. Essa iniciativa da prefeitura foi maravilhosa para a nossa comunidade” acrescentou a também dona de casa Jaqueline Mendes.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENTREVISTA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE


Profissionais da saúde compareceram na Rádio Nova FM para falar sobre a Campanha de Doação de Sangue que acontece hoje (22) na Casa Pastoral – Igreja Assembleia de Deus localizada na rua das Três Viúvas, centro, das 09h às 15h.

A assistente social do HEMOPE Isaura Capiberibe ressaltou a importância do doador ir bem alimentado e lembrou que após a doação será servido um lanche para repor líquido, sais e açúcar perdidos durante a doação.
 
Durante a ação 15 profissionais estarão recebendo o público. Nesta primeira campanha espera-se uma média de 150 doadores, após quatro meses a equipe pretende realizar uma nova campanha no município com foco nas escolas municipais.  

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PROJETO MAIS SAÚDE CONTINUA BENEFICIANDO A POPULAÇÃO



Na semana passada a equipe da Secretaria Municipal de Saúde teve dificuldades de realizar o Projeto Mais Saúde por conta das chuvas. Contudo, o trabalho não pode parar. Confira abaixo as novas datas e os locais onde a ação acontecerá esta semana.

DIA 20/05 - São Lourenço

DIA 21/05 - Nova Terra

DIA 22/05 - Carrapicho

DIA 23/05 - Mussumbu

DIA 24/05 - Boa Vista

FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA CHUVA RECEBEM APOIO DA PREFEITURA DE GOIANA




Devido as fortes chuvas que atingiram a cidade de Goiana na madrugada da última sexta-feira (17), 33 famílias de diversos pontos do município tiveram suas casas invadidas pela água. Entre os mais prejudicados estão o Loteamento São Rafael, Barro Vermelho, Rua do Sindicato, Nova Goiana e Boa Vista.

Na tentativa de minimizar a dor dessas famílias o prefeito Fred Gadelha visitou todos os locais afetados e acionou em caráter de emergência as secretarias de Saúde, Políticas Sociais, Serviços Públicos e Obras para atender aos mais prejudicados pelo desastre natural.

As pessoas atingidas pelas águas da enchente foram atendidas por profissionais de saúde e foram devidamente medicadas. Já a secretaria de Políticas Sociais está providenciando a compra de colchões e cestas básicas.