terça-feira, 28 de maio de 2013

GESTORES DA SAÚDE REPRESENTAM GOIANA NO V CONGRESSO MUNDIAL SOBRE LEISHMANIOSE

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiana participaram do V Congresso Mundial sobre Leishmaniose (WorldLeish5) que aconteceu entre os dias 13 e 17 de maio de 2013 no Resort Enotel em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Gerentes do Laboratório de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental de Goiana, Camila Mirtes e Márcio Severino, respectivamente, participaram do encontro, um dos eventos mais importantes na área de medicina tropical e que tem como objetivo a troca de experiências, debates de novas ideias e oportunidades de interação para estimular linhas de pesquisas e apoio às pesquisas.

Na ocasião foram discutidas novas estratégias de enfrentamento das leishmanioses (do tipo tegumentar e visceral) e formas de tratamento em animais reservatórios da doença, principalmente cachorros e gatos, e em seres humanos.
Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Márcio Severino, tudo que foi vivenciado nos três dias de encontros será repassado para profissionais de Goiana através de palestras e capacitações.

Fique sabendo!

A leishmaniose é uma doença crônica de manifestação cutânea ou visceral, comum ao homem a o cão. No homem, sua transmissão é dada através da picada do inseto Lutzomya longipalpis. 
 
O Brasil foi escolhido como sede por ter a maior comunidade científica no estudo desta doença, além de ser o país da América Latina com os maiores números de casos da doença, especialmente com o aumento alarmante no número de focos urbanos da leishmaniose visceral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário