terça-feira, 28 de maio de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS EM ACUIDADE VISUAL

Dando continuidade às ações do Programa Saúde na Escola a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (29) uma capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) da zona urbana de Goiana.

Na ocasião o Especialista em Estratégia da Saúde da Família Ricardo Barbosa ministrará uma palestra com intuito de passar para o ACS o que há de mais atual sobre a técnica da medida da acuidade visual.

Com a capacitação os ACS poderão realizar a avaliação inicial nas escolas da rede pública identificando alunos com distúrbios de refração que necessitem de uso de óculos, o que irá contribuir para promoção da qualidade de vida e prevenção de problemas visuais.
O evento acontece o dia todo na Faculdade de Formação Dirson Maciel.

Fique sabendo!

A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar a forma e o contorno dos objetos. Alguns dos indicadores de possíveis problemas visuais que devem ser observados são lacrimejamento, principalmente durante ou após assistir televisão, ler ou desenhar, necessidade de afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor, visão embaçada e dores de cabeça.

A forma mais simples de diagnosticar a capacidade da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza símbolos em forma de Letras ou apenas a E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optotipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um numero decimal, que
quantifica quanto à pessoa é capaz de enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário